domingo, 31 de julho de 2011

LAR DECORVIVA - Casa do Alemão

Hoje tenho o prazer de apresentar um Lar Decorviva diferente. Ele foi enviado (há apenas algumas horinhas atrás) pela minha correspondente internacional e queridíssima amiga do blog, Ivana Curi, que está de férias com o marido na Alemanha.

O apê que você vai ver, ocupa o andar térreo de um charmoso prédio em Berlim, mais precisamente no bairro turco de Neukölln e pertence a um casal de amigos de Ivana.

Olha que prédio lindo que se vê ao chegar à janela.
O lugar onde o apê se localiza é repleto de bares e lojinhas e muito freqüentado por estudantes e suas bicicletas, que perambulam de bar em bar em busca da efervescente diversão da noite de Berlim. Noites regadas a muita cerveja e cigarros (sim, lá em Berlim, nem todos os lugares são non-smoking apesar de haver uma lei contra o fumo em lugares fechados), o que torna até mesmo a vida dos fumantes, um tanto quanto sufocante.

Os donos desse apêzinho de aproximadamente 60m2 é um casal jovem, por volta de seus trinta e poucos anos. Ela estudou história da arte e hoje trabalha numa editora e ele, que segue o mesmo gosto pelas artes, formou-se em arquitetura.


Vamos juntos conhecer a casa desses nossos amigos germânicos? Willkommen!


O corredor tem armários revestidos de papel de parede florido (meio detonado) com pátina branca por cima.

No corredor, o mundo de livros do casal.

No quarto de casal tem uma bicicleta em cima do armário. E por que não?

Nesse apê luz no teto é coisa rara, por isso eles têm várias luminárias espalhas pela casa.


Um grande tubo de aço com ganchos resolveu o problema de organização no banheiro. Agora toalhas e nécessaires com produtos de beleza têm o seu lugar assegurado no banheiro 

O pequeno móvel acomoda lembranças de viagens, fotografias, porta-bijoux, caixa de remédios entre outras coisitas. 

O banheiro não tem chave na porta, mas tem solução criativa: Quando você liga a luz, automaticamente o rádio começa a tocar uma música. Um jeito divertido de avisar que o banheiro está ocupado. Ai você se pergunta: Não era mais fácil mandar fazer uma chave? Sim era mais fácil, mas bem menos divertido.



A vida sempre corrida do casal denuncia: Raramente arrumam a casa e só dão uma geralzinha no final de semana. Quem se identifica levanta a mão!
Na janela da cozinha um pezinho de sálvia dá sabor aos pratos e perfume ao ambiente. Dentes de alho, cebolas, limões e maçãs, também dão o ar da graça juntamente com outros alimentos, demostrando o clima natureba do casal que sempre opta por alimentos orgânicos. A reciclagem dos resíduos produzidos pela casa, assim como a alimentação saudável, também é uma forte preocupação dos moradores.

As flores também marcam presença na casa da maioria dos alemães, e quando murcham não vão para o lixo. Como o ar é mais seco elas não ficam com cheiro ruim, então é possível apreciar sua beleza até o final da floração. 

                                                                                        ........

Não é bacana ver os detalhes de casas da vida real, de gente como a gente mas que vive em lugares e culturas diferentes da nossa? Pra mim é fascinante. E ainda mais interessante ficou pra mim, quando soube que das suas enormes janelas você consegue ver, diariamente, um grupo tendo aulas de dança ao som de música dos anos 20. Mais charme do que isso, impossível!


Fotos: Ivana Curi

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lavou, tá novo!


Reutilizar não é novidade, é um exercício. Pratique sempre! 


As 3 fotos lá de cima são minhas, as demais são ideias (já) vistas na Web. Só faltam as da sua casa. Anime-se!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LAR DECORVIVA - Ser vintage é tão moderno!

 
Educação, cordialidade, simpatia, gentileza...Qualidades difíceis de se ver hoje em dia. Tão difíceis que, quando se acha todas numa só criatura, pode-se dizer que essa pessoa é vintage. Não que ela seja antiga, fora de moda ou antiquada, ela é vintage porque tem qualidades que nos remetem ao refinamento do passado, uma deliciosa nostalgia que a todo o momento desejamos reviver. 

Ser  (ou desejar ser) vintage está na moda, e mesmo que não estivesse, eu posso dizer que conheço alguém que seria mesmo assim. E são da casa dele as fotos que você vê a seguir. Vintage que nem o dono. Nada acontece por acaso.

O verde escolhido deu graça a este cantinho da sala. Misturado aos objetos retrô e aos móveis de madeira, mais graça ainda!
"Todos os móveis do apartamento vieram de brechó", orgulha-se o morador. Repare nos delicados "pés" dos móveis, lindos demais. A luminária de piso foi achada na rua, ganhou uma cúpula chocolate e ficou um charme.
O ponto alto da decoração é a tapeçaria na parede. Feita pelo próprio dono da casa, ela é o (feliz) resultado de 3 passadeiras de malha trançada ( aquelas encontradas em lojas populares), que foram costuradas uma a outra e presas por uma madeira na parte de trás. A-R-R-A-S-O-U!
Para quebrar um pouco a vibe-brechó do quarto (olha que cama divina!), a parede azul ganhou uma tela vermelha comprada na feira hippie. Mas pensando bem, all star já é coisa meio retrôzinha também né? A luminária da cabeceira é toda reaproveitada: garrafa de vidro para leite + contas azuis compradas no SAARA + cúpula de outro abajur.

Quem conhece o rapaz pode gritar: Vintage nada! Ele é moderno, designer gráfico, curte música eletrônica (além de outras tantas), vai a lugares hype, tem amigos modernosos etc. No que eu respondo: Ele é vintage na alma. Educado, cordial, simpático e gentil. Coisa difícil de se ver hoje em dia.

Fotos: Nicolau Vinciprova, o próprio dono da casa, que além de todos os predicados, ainda ataca de fazendeiro e tem um nome lindo de morrer! O site dele é esse aqui ó. Entra lá!

terça-feira, 19 de julho de 2011

We're so lucky together!


Momento zen de exercício da gratidão! Obrigada minha gente!



Montagem: Stockphoto + belíssima ilustração de Margaret Mee

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Do tipo cara valente


Folheando uma das revistas on line que mais gosto, a Lonny Magazine, encontrei um apêzinho com cara de loft super style para meninos crescidinhos. Confesso que não teria o mínimo problema em morar nele, até porque, por mais masculino que seja um ambiente, umas almofadas coloridonas e flores everywhere sempre resolvem o problema. 
Mas vamos parar de pensar na gente e perceber que esse apê deve ser habitat de um rapaz de bom gosto, cheio de personalidade e estilo. E se esse for o seu caso, bora dar um up na decoração, menino! 

Viu como tamanho não é documento, rapaz? Sala e quarto no mesmo lugar. E com H!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Laura e sua casa de pano

Laura é estudante de moda. Até ai, tudo bem, nada muito incomum. Agora, entre na casa dela e perceba que além de moda, ela entende muito de decoração. É só dar uma reparadinha nos detalhes pra perceber que ela conseguiu transformar a casa num divertido atelier onde, no final, a decoração saiu ganhando... Muuuuuitos tecidos, cores e ideias criativas. Combinação fashion e feliz!

Fica até difícil contar tantas cores, estampas, texturas...
Olha que graça a combinação banco e almofadinha do mesmo tecido
Almofadinhas divertidas, quadrinhos divertidos, tudo divertido!
Caixas de sapatos encapadas com tecidos fantásticos! Gente, e esse adesivo de alce? Amei!
Parede azul delimita a área do office. O resto é festa!
Quadro revestido de tecido vira porta-fofuras. Mas fofura mesmo é essa manta feita pela dona da casa. Foram mais de 300 quadrados de retalhos. Valeu a pena todo o trabalho. Linda demais!
Olha a luz que entra nessa cozinha minha gente! Oh Glória!
Tem mais alguém ai que acredita que um dia vai costurar horrores e nunca mais vai precisar comprar roupas, almofadas, lençóis etc... Ou esse delírio é só meu?


Fonte: Ikea Family Live


domingo, 10 de julho de 2011

FINAL DE SEMANA FLORIDO! Muitos amigos e muito verde dentro de casa.





"Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para trás, e sim para a frente."
(Friedrich Nietzsche)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

LAR DECORVIVA! Uma Casa (e seus detalhes) em Santa Teresa


Caros amigos,
vocês que sempre estão por aqui, acompanhando minhas postagens nesse mesmo bat-canal, sabem que eu sou uma pessoa empolgada, que acha tudo o máximo, lindo e maravilhoso. Sabem também, que eu não meço palavras nem elogios quando acho uma decoração bem resolvida, um móvel estiloso ou um objeto de design interessante.

Portanto se você acompanhou aqui o post sobre uma talentosa amiga e o lugar incrível onde ela mora, vai ter a real dimensão de todos os elogios entusiasmados que eu certamente usaria para falar da decoração de seu ninho.

Dito isso, peço que vocês prestem bastante atenção nos detalhes poderosos dessa casa e aprendam que são exatamente os detalhes que transformam uma casa em lar, um lugar onde se respira personalidade por todos os lados.

Vamos juntos ver que detalhes são esses? (Se eu pudesse desejar alguma coisa a vocês nesse momento, eu desejaria fôlego).



 

 

E AS ESTRELAS DA CASA: OS DETALHES, MUITOS DETALHES...




Conseguiu imaginar o que eu diria sobre essa casa? Diz você, por que eu tô sem palavras. 
Mas isso é só mais um detalhe. :-P