quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BARTELIÊ - Essa casa é show!

 
Imagine uma peça de teatro na quinta, um sarau de música na sexta e uma noite de autógrafos no sábado... tudo isso na sala da sua casa (!!!).

Pois é esse o cotidiano da artista plástica Tetê Capell que comanda o Barteliê, um centro cultural instalado há 13 anos dentro de sua própria casa (e também atelier) em Ipanema.

Semana passada, ao ser convidada por um amigo, fui assistir a peça [Des]conhecidos por lá e nem me passava pela cabeça o lugar inusitado onde ela seria encenada. Quando finalmente me dei conta do que se tratava o ambiente, fiquei impressionadíssima e logo pensei: Eu PRECISO conhecer a dona dessa incrível proposta.

E para minha alegria, após conhecê-la brevemente no dia do espetáculo, em poucos dias já estava tomando um cafezinho gostoso com ela no meio de sua sala-palco e descobrindo todas as histórias inusitadas que já aconteceram por ali, ditas com todo o carinho e orgulho pela própria Tetê, uma pessoa encantadora que quero ter sempre por perto... A alegria e o alto astral em pessoa.

Ao longo desses tantos anos de existência, o Barteliê já teve muita gente boa sob seu teto: Grandes nomes da MPB, artistas de várias áreas, celebridades, muitos estrangeiros e também muitos anônimos... todos ávidos por diversão em um lugar agradável, acolhedor e irreverente...marcas registradas da dona da casa e de sua decoração personalíssima.

No Barteliê, Tetê recebe semanalmente, diversas vertentes da cena cultural carioca, poesia, teatro, shows musicais, gravação de programas pra TV, lançamento de livros, exibição de filmes e até (pasmem) festas de aniversário. Dá pra imaginar isso tudo acontecendo dentro de um apartamento? Dá sim, e a própria Tetê explica o segredo: O meu desprendimento em relação a minha casa vem da crença de que nada ali é meu, tudo aqui está emprestado a mim nessa minha passagem pela terra, já que todos nós estamos de passagem, acampados na vida. Pura poesia!

Vamos juntos conhecer esse lugar de tanta arte e sensibilidade?

A artista Tetê Capell e um pedacinho de seu atelier
 
A arte de Tetê: Caixas com cenários em miniatura. Quanta beleza e capricho!
 
Cartaz da peça [Des]conhecidos.


Piano azul turquesa para os encontros musicais.

Cantinho do bar


Segundo ambiente: sala de jantar

Banquinhos que acomodam os espectadores


Muitas e muitas cores

Caixa com a enome coleção de miniaturas da Tetê. Lindas!


Tetê toda orgulhosa! rs.


Cantinho das plantas

O banheiro também tem suas cores.




Agora você me diz se eu tinha como não me apaixonar por Tetê e pelo Barteliê, me diz?




Peça [des]conhecidos:
Últimos dias: Quarta (30/11) e Quinta (01/12) às 21hrs.
Local: Barteliê - Rua Vinícius de Moraes, 190 - Ipanema

Faça você também o seu evento no Barteliê! Ligue: 97978199

Fotos: Vivi Visentin

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SE VIRA NOS 30! Home office mais feliz!

 
Por Dani Burman. (Ainda não conhece a Dani? Então vem por aqui!)

Hello people, tudo bem?? 

Então, depois da minha apresentação pela linda dona do blog, cá estou eu novamente, agora para ajudar vocês a mudarem a cara do seu home office-escritório-ateliê sem graça, sem cor, monótono...e deixá-lo feliz e sorrindo!!

Durante um tempinho fiquei com um móvel velho cinza, encostado na parede horrível cor baunilha. Até que um belo dia eu resolvi deixar esse cantinho mais digno com mais personalidade, e como as paredes deixavam o ambiente escuro pois só tem uma mini janela, resolvi pintar de branco e fazer a marcenaria toda branca para o ambiente ficar maior, mais iluminado; e de repente num piscar de olhos tudo estava tão branquinho, tão escandinavo do jeito que eu achava que queria, mas...essa não era a minha essência, não tinha minha cara, não me sentia feliz, me sentia um papel em branco nos meus momentos de falta de criatividade.

E numa bela noite, depois de duas semanas me sentindo dentro de uma enfermaria, eu transformei o branco que me agoniava em cores. Sai colando com fita crepe tudo o que eu tinha guardado durante teeempos (o meu tesourinho), misturei cores, elementos e detalhes originais; peguei aqueles cartões postais publicitários de balada que tinha juntado desde a minha adolescência e comecei colando em um pedaço da parede, depois foi a vez das fotos, os trabalhos feitos com nanquim e tinta na época da Facul, imprimi frases e imagens que estavam salvas em meu note, pendurei meus origamis, retalhos de tecidos, espelhinhos....e em apenas meia hora, aquele cantinho branco infeliz virou um cantinho feliz, o meu cantinho!!!
E hoje meu home office-ateliê é minha obra de arte, minha paixão, é lá que me sinto confortável pois ele estampa as recordações de vários momentos da minha vida!!! E cheguei à conclusão que grana curta é um dos maiores estimuladores da criatividade!!

Então que tal aproveitar este momento para transformar seu cantinho de trabalho, em um ambiente cheio de personalidade??? Bastam 30 minutinhos do seu tempo, e tudo vai ser diferente. Preparado para achar o seu tesouro (fotos, cartões postais, pôsteres) escondido em alguma caixa e sair colando TUDO??

O post é pra dizer que não precisamos de rios de dinheiro para ter um lugar com a nossa cara, do jeitinho que gostamos. Basta uma ótima idéia, e vontade de fazer!!! E é uma solução prática para quem mora em imóvel alugado e quer ter paredes felizes, sem precisar recorrer a tinta!!

Vamos lá... Ligue o som, deixe os problemas de lado, solte a imaginação... e bora começar! Agora o clima é de espontaneidade e a expressão deve ser livre!!

Vamos às fotos e as dicas:
 

- Procure objetos que tenha guardado e dê uma nova vida a eles no escritório. Canetas em copos, latas vazias para colocar contas, recibos em vidros de geléia.  


- Aproveite para colocar fotos de família, de férias, amigos, viagens...Não tenha medo de misturar estilos, mas procure um conceito comum.

  
- Mantenha a vista apenas o que for essencial, o que usa diariamente, o resto fica guardado nas gavetas e armários.

   
- Um arranjo floral com flores frescas e de preferência sem cheiro, trazem você pra mais perto da natureza e ajudam a aliviar o stress do dia a dia.

. . .

Vem trabalhar sorrindo, vem!!! A felicidade está nas coisas simples, precisamos aprender a enxergar o belo a nossa volta!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

GENTE DECORVIVA - Denise Vilar e a "Outra Casa"


Adoro apresentar pra vocês, e com muito orgulho, meus queridos e talentosos amigos. Hoje você vai conhecer uma designer de mão cheia que tem muita estrada e experiência em programação visual e que aliou seus conhecimentos práticos e teóricos (somados a muito bom gosto) na customização de móveis. O nome dela é Denise Vilar e você vai ficar encantado com o universo dessa incrível criativa.

Denise atualmente comanda a “Outra Casa” uma loja especializada em garimpar verdadeiras jóias em brechós e lojas de antiguidades Brasil afora além de personalizar móveis sob encomenda. Olha uma pequena amostra do belo trabalho que a "Outra Casa" de Denise Vilar desenvolve:

Poltrona Primavera. Linda demais!
Poltrona Boneca (antes)
Poltrona Boneca (depois). Fala sério! Coisa linda né?

Se você tem alguma peça na sua casa (vale cadeira, mesa, poltrona etc) precisando de restauro, carinho e personalidade, pode acreditar que Denise é a pessoa certa pra isso. Você vai se surpreender com o resultado!

 
E olha que oportunidade incrível: Se você disser que é seguidor do Decorviva terá 20% de desconto na reforma e customização do seu móvel. Essa é a sua grande oportunidade de dar um up naquela peça que você ama, mas que já perdeu o charme faz tempo. Entre em contato com ela (outracasa@gmail.com) e não se esqueça de citar o blog ok?
. . . .

Em breve você vai fazer um tour pela linda casa da Denise e descobrir onde mora tanto talento e criatividade. Tenha certeza que nesse lar, inspiração é o que não falta. Aguarde!
 

sábado, 19 de novembro de 2011

Blogs Convidados GNT - Tem post novo no ar!

Queridos, vocês tem ido lá no site do GNT ver as postagens que o Decorviva tem publicado? Ahhh, então vocês já viram a customizada-fashion que eu dei na minha mesinha de cabeceira usando o tecido de uma blusinha que eu nem cheguei a usar, né?


É duro, mas tenho que admitir que a tal blusa vestiu melhor na mesa do que em mim! kkkk Fiquei bem satisfeita com o resultado, deu uma vida incrível no meu quarto!

Mas isso foi semana passada e já tem projetinho novo lá no site: Uma cúpula de abajur que ficou digna de uma rainha! Chega lá e dá uma olhada pra ver se gosta.

E se gostou, pode comentar a vontade. Não me incomodo nem um pouco. :-P
Beijos beijos para os reis e as rainhas do meu coração!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Design e arte por toda parte!


Lembra de uma amiga e super talentosa designer que já pintou outras vezes por aqui no Decorviva, a Ivana Curi? Pois é, ela está de volta por essas bandas, dessa vez com uma novidade bem legal.
Esse convite que você vê aí em cima é da exposição dela, intitulada “Quatro Cantos”, que vai acontecer hoje na igualmente incrível loja de móveis e objetos de design, a Infinitta em Botafogo.

Com a coleção “Quatro Cantos” Ivana reinventa o significado dos objetos transformando-os por completo e dando novas possibilidades as suas funções originais. Para isso alia uma rica bagagem cultural conquistada por suas andanças pelos quatro cantos do mundo traduzindo-a através de objetos de decoração para os quatro cantos da casa, norteada por uma ótica bem particular e bem humorada.

Portanto, se você é do Rio ou está de passagem por aqui, fica a dica valiosa de dar um pulo hoje a noite lá na loja pra conferir o trabalho super criativo que ela está desenvolvendo.

E é claro, como sempre é bom unir o útil ao agradável, quem não me conhece pessoalmente, a hora pode ser essa! Vou estar lá, firme e forte, contribuindo com a produção do evento, tirando fotos, revendo amigos, prestigiando a amiga e bebendo um espumante geladinho também porque ninguém é de ferro.

Então, vamos nos ver lá?

Ahhh, tá precisando de mais motivos? Então dá uma olhada no espaço lindo onde vai acontecer a exposição, a loja Infinitta Design. 


Tenho certeza que você vai amar o acervo da loja, recheado de peças de design customizadas por artistas bacanérrimos e também pela própria dona da loja e também designer, Isabela Miranda. Imperdível!!!

Sente só o nível das peças que você encontra na Infinitta. Pode ficar com vontade de ter todos, eu deixo! Rs.

   
 

Depois de tantos motivos lindos, você não vai perder né? Te vejo a la noche!


Exposição “Quatro Cantos” de Ivana Curi
Local: Infinitta Design – Rua das Palmeiras, 14 – Botafogo
Data: 17 de Novembro de 2011 (quinta-feira)
Horário:
A partir das 20h

Acesse também: ivanacuri.com e infinitta.com.br

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia de festa e de presente: Amanda Mol


Hoje eu vim para agradecer! E com todo meu coração e toda a minha alegria, dividir com vocês esse marco importante no meu querido blog e conseqüentemente na minha vida. Decorviva! 100.000 visitas!!!

A cada postagem, a cada comentário, a cada seguidor, a cada mensagem de carinho, a cada novo amigo, a cada nova conquista... Tudo me leva a acreditar que estou no caminho certo. E esse caminho só fez (e faz) sentido porque foi percorrido com você.

Obrigada por caminhar comigo! Muito obrigada!

. . .


E para brindar esse grande momento do Decorviva! venho apresentar a vocês o grande talento de uma querida seguidora do blog, uma ilustradora de mão cheia que tive o prazer de conhecer através desse nosso bat-canal! Seu nome é Amanda Mol, uma ilustradora e designer de moda mineira de apenas 21 anos, que me deixou de boca aberta com a delicadeza de seu trabalho.

Dá só uma sacada nos trabalhos dela:


E como hoje é dia de festa, o Decorviva tem uma surpresinha da Amanda pra dar de presente pra TODOS vocês! Olha que coisa mais linda essa ilustração prontinha pra você fazer download!

(É só clicar que abre grande. Daí você clica com botão direito, salva no seu computador, manda imprimir e deixa sua parede encantadora)


Linda demais né? Olha como ela ficará linda na decoração da sua casa:
   


Amanda Mol - Seu trabalho iniciou-se na faculdade de design de moda, quando conseguiu aliar sua vocação de artesã e ilustradora à fundamentação teórica e aos estímulos de um curso de criação. Desenvolveu seus primeiros experimentos e produziu, entre algumas loucuras inexplicáveis (rs), roupas, acessórios, quadros, objetos de decoração, pinturas em parede e colagens.

Além de colorir seus clientes e a sua própria casa, sempre busca emocionar o observador e fazer com que este reconheça em seus objetos algo interessante, divertido e único. É pelo amor à arte, que acorda todos os dias e dedica-se a um novo processo criativo. Este é ar e a vida de Amanda Mol.

Conheça mais sobre o talento da queridíssima Amanda Mol acessando o facebook, o site ou o blog dela.

. . .

Muita cor e muita vida! Que bom que eu, Amanda e você somos decorviva!


Foto da montagem: Design Files 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Casa Cor Rio 2011 - Argumentos finais

A última série de postagens sobre o Casa Cor Rio de Janeiro 2011 vem pra te convencer definitivamente a visitar o evento. 
Se você já foi, show! Vá de novo! Tenho certeza que algum detalhe lhe escapou da visão, por que são muitos. Se você ainda não foi, vou te convencer nesse exato momento. Duvida?
Então veja alguns motivos mais do que fortes para você aproveitar o momento e levar várias idéias diretamente do evento para sua casa (Ah, e não vale o argumento de que lá só tem decoração pra rico não. Dá pra se inspirar e muito nas propostas dos profissionais e adaptar de uma forma pé no chão em nossas humildes choupanas. rs) Vem comigo!

Motivo 1Estimula a criatividade
1 - Papel de parede para colorir 2 - Escada com gavetinhas embutidas para armazenar tintas e brinquedinhos 3 - Box ultra mega diferente e divertido (Banheiro e closet infantil – Flavio Hermolin)

Motivo 2Tem "toques" sustentáveis
1 - Cadeira estofada com saco de juta de café 2- Encosto de cadeira feito com porta antiga + Luminária de chão com estrutura de galho de árvore + Mix de pendentes feitos com garrafas de vinho cortadas 3 - Mesa de centro montada com agrupamento de garrafas sob tampo de vidro + Banco feito com cilindros de papelão 4 - Tampo de mesa com mosaico de ladrilhos hidráulicos (Espaço da Caixa. Me corrijam se eu estiver errada, não achei no press kit)

Motivo 3Ensina a agrupar objetos
1 - Louças brancas (Sala de jantar – Paola Ribeiro) 2 - “Escultura” de nichos com espelhos (Mini Copa – Sophia Galvão e Bianca da Hora) 3 - Copos com coleções de lápis (Escritório – Mario Santos, Eliane Amarante e Denise Niemeyer) 4 - Espelhos venezianos (Restaurante – Gorete Colaço) 5 - Vidros de perfume com flores (Estar do Hóspede – Lila May Bueno) 6 e 7 - Castiçais e objetos diversos de vidro (Sala de jantar – Paola Ribeiro) 8 - Abajures estampados (Sala de Picnic – Alessandro Vieira Sartore)
 
Motivo 4Conta um pouco de história
A atração que mais remete ao passado do palacete construído em 1910 é esse banheiro Art Déco incrível. Só ele já vale a visita! (Sala de banho do casal – Luiz Fernando Grabowsky)
   
Motivo 5Brinca com as cores
1- Garrafas com líquido colorido (Adega – Carlos Murdoch, Geórgia Montovani e Luciana Sodré 2 - Cadeiras vermelhas e amarelas (Restaurante – Gorete Colaço) 3 - Estande modernosa com prateleiras irregulares e coloridas (Champanheria – Bernardo Schor e Rogerio Antunes)
Motivo 6Tem senso de humor
Pitadas de irreverência: Caveiras por todos os lados !!! 1- Quadrinhos (Estar Íntimo - Marise Marini) 2 - Globo com adesivos (Escritório do chef – Marcelo Jardim e Tiago Freire) 3 - Escultura (Suíte do rapaz – Isabela Augusto de Lima e João Meirelles) 4 - Escultura de parede (Living - Gisele Taranto)
 
Motivo 7Nos inspira a customizar
1- Arranjo de cúpulas (Champanheria – Bernardo Schor e Rogerio Antunes) 2 - Sofá com patchwork geométrico (Sala de música – Lia Lamego e Monica Camargo) 3 - Mesa com adesivo vinílico (Champanheria –Bernardo Schor e Rogerio Antunes
Te convenci? Diz que sim, vai!
 
 
SERVIÇO:
DURAÇÃO Até 16 de Novembro
HORÁRIO Terça a Domingo e Feriados: 12:00hs às 22:00hs
LOCAL Palacete Linneo de Paula Machado
Rua São Clemente, 213 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
INGRESSOS Terça a Sexta: R$ 35,00
Sábados, Domingos e Feriados: R$ 40,00
Crianças até 10 anos não pagam ingresso.
INFORMAÇÕES 7803-8409

FOTOS: Vivi Visentin

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gente decorviva! DANI BURMAN


Hoje eu acordei com uma vontade de fazer uma coisa que eu nunca fiz antes. Hoje eu acordei com uma vontade de apresentar pra vocês uma pessoa que nem eu mesma conheço pessoalmente. Posso? Sim, eu posso. E posso dar referências sobre ela que talvez só suas melhores amigas possam. Como isso é possível? Te digo. Eu tenho um blog e tenho uma fã número 1.

Desde que coloquei o blog no ar, no comecinho desse ano, reparto com vocês muitas coisas sobre a minha vida. Às vezes menos do que gostaria, mas ainda sim o faço. Conto sobre meus hábitos, minhas idéias, meus gostos, abrindo minha casa e convidando você a entrar. Alguns apenas dão uma passadinha rápida, outros entram e muitos ficam como é o caso da leitora que virou amiga e para quem tenho o prazer de dedicar um post inteirinho.

Essa pessoa é a querida Dani Burman, uma paulista que fala a minha língua, mesmo eu sendo carioca (Rs). Uma pessoa que se tornou parte do meu cotidiano e que compartilha comigo opiniões, sugestões e suas peripécias decorativas, mas que também fala da vida, expõe sentimentos e fala abobrinhas, como gente “normal” faz. E isso é bacana demais!

Hoje, venho até vocês manifestar a minha alegria por ter a Dani como leitora-amiga que se tornou amiga-leitora, e neste caso, a ordem dos fatores altera e muito o produto. Assim como também é grande a minha alegria por tantas outras pessoinhas que chegaram pra somar, me motivando cada vez mais a continuar nesse projeto tão importante que é o Decorviva pra mim.

E como compartilhar hoje está na ordem do dia, Dani mandou pequenos detalhes de sua casa para mostrar que além da amizade que nos aproxima, também nutrimos o mesmo amor pelo nosso mundinho particular que é a nossa casa. Olha quanto capricho!


A partir de hoje eu abro o meu espaço pra Dani, assim como abro pra você que está lendo agora. Podem ficar a vontade porque ele também é de vocês, façam o que tiver vontade. Mas acima de tudo entrem pra ficar, e sejam promovidos também de leitores para amigos.
 . . . . 
A qualquer momento ela vai pintar de novo por aqui e trazendo novidades. Aguardem. 
 . . . . 

Dani Burman é: Escorpiana, paulistana, artista e arteira. Formada em Design Gráfico, é apaixonada pela profissão desde que tinha 14 anos, mesmo não sabendo direito o que era. Ama fotografia, decoração, comida japonesa, seu cachorro Toddy, seus pincéis e a arte de cozinhar e receber amigos em casa. Seu hobby é fazer customização de tênis all star (ela arrasa!). Usa pouca maquiagem, coque no dia-a-dia e cabelo solto no fim de semana. Dani Burman também é gente como a gente!Rs.

Recadinho final: Dani, já tá com a cara inchada de tanto chorar, né? Então se recomponha porque, em breve, estarei em Sampa pra te dar aquele abraço de urso e finalmente te dizer cara a cara: tu é nota 10, amiga!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto Cozinha Nova - O seu voto pode fazer a diferença!

 
Essa aí em cima é a minha cozinha. Parede bege, armário bege, piso bege! Tudo o que eu não sou: bege. Eu gosto é de luz, de calor, de cor (viva!).

E como estou arrumando a casa aos poucos, um cômodo por vez, resolvi botar como prioridade o ambiente que menos combina comigo e que mais precisa de uma guaribada. Preciso, quero e vou mudar (com as minhas próprias mãos) a cozinha. E preciso do seu voto pra me ajudar a chegar lá (rs). Vamos juntos?

Primeiro passo: 
Pintura dos armários (Eles me servem bem, estão relativamente novos e eu não quero gastar dinheiro comprando outros. Só vou trocar os puxadores por uns mais bacaninhas)

Opção 1 – Vermelho
     

Opção 2- Azul


Opção 3- Cinza 




Qual cor você prefere? Tem outra pra sugerir?


Segundo passo: 
Dar vida a parede de entrada (É a parede mais sem graça e sem uso do ambiente. Acho que merece um toque de charme)

Resolvi seguir a dica das amigas blogueiras e montei um mosaico de azulejos diversos que transformei em preto em branco. Daí imprimiria em adesivo transparente (para o fundo não ficar branco) e aplicaria direto na cerâmica.


 Gosta? Não gosta? Quer me apresentar outra sugestão? Ajuda a colega aí, poxa?

Terceiro Passo: 
Melhor aproveitamento da maior parede da cozinha.

(Em primeiro lugar abstraia a photoshopada tosca, ok?) Essa paredona tá parecendo latifúndio improdutivo de tão ociosa. Tentei pregar uns quadrinhos, mas acho que ela merece mais. Tô pensando em colocar duas prateleiras grandes de madeira para organizar copos, louças e utensílios, além de objetos decorativos pra dar uma bossa.



Acha que vai ficar bom? Tem outra idéia?


Aqui vai um look panorâmico do espaço pra você ver melhor o ambiente. Então? Tem como me dar um help? Ahhh, diz que sim vai!
   


Eu tô te esperando... Vê se não vai demoraaaaaaaaaaaar...rsrsrsrs