domingo, 28 de outubro de 2012

Casa Cor Rio 2012. Decorviva esteve lá!


Quando começa a temporada de eventos de decoração aqui no Rio meu coração chega a bater mais forte! Se tem coisa que eu adoro nessa vida é perder horas percorrendo todos os ambientes e observar cada detalhe, tentando imaginar de onde vem a inspiração dos profissionais para conceituar seus espaços. E esse ano eles estão de parabéns.

Esse ano, a 22ª edição do evento no Rio acontece no Flamengo, numa casa super imponente e cheia de charme construida em 1922 (já tendo funcionado como hotel, internato e casa para estudantes universitários) e fez questão de contar a história do lugar com um corredor lotado de fotos e textos de época e deixando em sua maior parte a estrutura antiga aparente. Lindo, diga-se de passagem! 

Visito o Casa Cor todos os anos e aprovo a decisão de escolher locações diferentes em cada edição, coisa que aguça ainda mais a curiosidade, por que a gente fica doido pra ver por dentro as mansões e palacetes que só admiramos pelo lado de fora. 

O Decorviva esteve por lá, amou o que viu (uma das mais bacanas edições, pelo conjunto da obra e coesão entre ambientes na minha opinião) e vem trazer um pouquinho dos ambientes que mais tem sua cara. Óbvio que não deu pra colocar tudo o que eu gostei aqui pra vocês…mas isso pode ser assunto para um próximo post! Topam?

Por enquanto, divirtam-se e inspirem-se nesse mini tour!


Estúdio da Estilista Gabriela Eloy e Carolina Travaglini



Foyer do Brigadeiro Carolina Escada e Patricia Landau



Sala Interativa Tiana Meggiolaro e Bia Lynch



Laboratório Gourmet Duda Porto


 
Loft+Rio Luiz Fernando Grabowsky

 
 

  
Living Erick Figueira de Mello



 Estúdio do Designer Dani Parreira e Flávia Santoro


Hostel Boutique Patrícia Fiuza



Apartamento da Fotógrafa Adriana Valle e Patrícia Carvalho


Apartamento Carioca Alexandre Lobo e Fábio Cardoso



Espero que tenham gostado das imagens! Se você ainda não foi ao Casa Cor Rio 2012 eu recomendo fortemente o programa. Você terá muito pra ver (e pra querer também)!

  . . .
 
CASA COR RIO 2012
De 03 de Outubro a 19 de Novembro
Terça a Domingo: das 12h00 às 22h00
Av. Rui Barbosa nº 762 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ

Ingresso
Terça a Sexta: R$ 35,00
Sábado, Domingo e Feriados:R$ 40,00
Estudante (apresentando a carteira e idosos acima de 60 anos): Meia Entrada

Fotos: Decorviva

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Decoração do condomínio? Isso existe?


Todo mundo tem um prédio no bairro que é o mais tosco, aquele prédio que as pessoas passam em frente e logo pensam: “ihhh só deve ter apartamento feio ali dentro” ou “essa é a parte feia da rua”. Pior quando é você que mora no prédio feinho e desde a portaria já tem que ir dando desculpas para as visitas: “Não reparem nessa portaria gente! Vamos ter obras em breve e vai ficar bem mais bonitinho...”. Difícil mesmo é acreditar na própria mentira. kkkkk 

Na real, a modernização das fachadas e a decoração das áreas de uso comum são abordadas, na maioria dos prédios, como um assunto quase irrelevante. Essa maneira de pensar pode acabar se caracterizando como um erro quando começa a afetar a maneira como o prédio é visto e até acarretar na desvalorização dos apartamentos. 

Por isso, acho legal abordar nessa semana questões estéticas que afetam o bem-estar (e porque não a auto-estima) dos moradores, no bom humor e na vida, já que o ambiente que em vivemos nos afeta, concorda? 

Em geral, o hall de entrada dos condomínios não é um local em que as pessoas ficam e essa é até uma regra da maioria dos condomínios. Apesar disso, é no hall onde a primeira impressão do condomínio é construída na cabeça dos visitantes. Para a arquiteta Ana Maria Wey, presidente da Associação Arquibrasil, “em hipótese alguma o hall pode ter uma imagem de desleixo ou má conservação, pois é a partir dele que temos a impressão de que o edifício foi bem construído e que suas instalações estão em perfeitas condições”, ou seja, um hall mal cuidado pode fazer as pessoas acharem que o edifício tem problemas estruturais, mesmo não tendo. 

Antes de sair decidindo em assembleia que é um luxo colocar um tapete de zebrinha no hall, é importante definir o perfil do prédio e dos seus moradores. Por exemplo, se seu prédio tem crianças, o ideal é usar pisos cerâmicos e outros materiais duráveis e fáceis de limpar. O ideal também é que o hall tenha poucos móveis (já que ele não é uma sala) e os mesmos sejam protegidos por tecidos impermeáveis, dessa forma não haverá o risco de estragar com facilidade. Uma boa dica é não usar objetos pequenos na decoração, já que eles podem “sumir” facilmente, e muito menos usar objetos delicados, que adoram aparecer misteriosamente quebrados. 

Os tapetes são interessantes, mas não são aconselháveis para áreas de muita circulação e nem se no prédio houver idosos, já que o tapete em contato com o piso liso pode causar acidentes. 

Vale lembrar que toda a decoração das áreas comuns envolve custos adicionais a todos os condôminos e esses custos devem ser aprovados em assembleia, já que se enquadram na benfeitoria do imóvel. Pensando nisso, é mais indicado contratar um profissional para planejar toda a decoração (após ouvir as principais vontades dos moradores) e assim reduzir custos e evitar possíveis desperdícios, além de criar um ambiente harmonioso de acordo com a renda disponível. 

Se o seu prédio tem piscina, escolha móveis com alta durabilidade e que não necessitem de manutenção, as espreguiçadeiras de fibra sintética com alumínio estão sendo bastante usadas hoje em dia. Caso a opção seja móveis de madeira, é altamente recomendada a aplicação de um verniz apropriado para proteger a mobília contra água. Caso decidam colocar arranjos na piscina, optem sempre por flores naturais ou secas, as artificiais, apesar de práticas, perdem a cor e ficam cheias de poeira quando expostas ao clima. 

É legal que a partir do momento que seja investido em uma boa estrutura para o condomínio, se estude também a possibilidade de contratar uma equipe profissional para fazer a limpeza do prédio, dessa forma, não haverá risco de perder algum objeto por causa do mau uso.

Agora que o básico já foi dito, que tal mudar um pouco? Afinal o prédio é uma extensão do nosso apartamento queremos nos sentir em casa nele também, né? 

Segue um videozinho inspirador de uma transformação de portaria que a Bel Lobo fez no programa Decora. Um luxo!

E aí no seu prédio? Conta pra mim se você aprova ou reprova a sua portaria no desafio da beleza? Eu acho até que já sei a resposta... Mas não custa perguntar né? Vai que...


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lar Decorviva: O apê-ateliê de Pablo Slawinski


Sabe aquele estalo que dá na gente quando percebemos que algo maravilhoso esteve debaixo do nosso nariz o tempo todo e só de repente nos damos conta de sua existência? É mais ou menos assim que eu resumo o Lar Decorviva de hoje.

O tal estalo foi tipo assim: Como a casa dos meus melhores amigos (que é praticamente minha segunda casa) ainda não veio parar no blog? Como dei esse mole? O que deu em mim? Kkkkk... Recuperada desse vacilo lapso, hoje venho com novidades!

Nessa casa (que também é ateliê e showroom) mora um super amigo (“quase de infância” como costumamos falar) e sua queridíssima mulher, que instantaneamente se tornou best friend. Como este blog trata de decoração, talvez não caiba aqui toda nossa história e todo o sentimento que me une ao casal, mas que certamente esta matéria está impregnada de amor, carinho, admiração e orgulho, isso não dá pra duvidar.

De um lado Pablo Slawinski, um artista plástico de primeira, divertido, amigo, cheio de opinião sobre tudo e dotado de um bom gosto impar em todas as esferas da vida (arte, música, filosofia etc etc etc)... Do outro, sua mulher Natálya Diório, estilosa, linda, amável, sensível e cheia de talento para produzir vários dos mais importantes eventos de moda do Rio de Janeiro.

O resultado dessa feliz união se revela em cada cantinho desse apartamento (que mais parece uma casa) e conta uma história de duas pessoas apaixonadas pelo belo, sendo inteiramente fiéis ao amor, aos amigos e a vida. Um orgulho gigante fazer parte disso tudo!

Preparados para entrar nesse universo que transpira arte por todos os lados? Então vem comigo!



Quem entra porta adentro dá de cara com esse ambiente cheio de cores e arte! Nas paredes destaca-se a potência das pinturas de Pablo. Elas fazem parte da série "Cativos", fase atual do artista. Esse ambiente também possui peças que falam sobre as raízes do morador: No teto, luminária da Artista Plástica e Lighting Designer Carmen Slawinski (sua mãe) e no chão duas cadeiras desenhadas por Alan Slawinski (seu pai). Sem dúvida, uma família de talentos!
Cadeira "Estrela" assinada por Alan Slawinski

Cadeira "Cisne" assinada por Alan Slawinski

Luminária "Borboleta" de Carmen Slawinski



Esse trabalho tridimensional faz parte da série "Corpos sem orgãos" que Pablo vêm desenvolvendo. Lindo!

Olha que lindo essa pintura em cerâmica feita pela Carmen! Eu também tenho uma!!!!



Na sala de TV (que fica anexo a sala de estar) o banco de pínus acomoda o aparelho de som, CDs e o decodificador. Ideia esperta! Na parede, pinturas da série "Cativos", desta vez pintadas em lona.

Atrás do espaço de TV fica a mesa de jantar, o lugar mais disputado nos dias de encontro de amigos.

Ikebana produzida por Pablo com cravos vermelhos. Decorviva amou!

Um novo uso para bancos de madeira é empilhá-los formando essa estante-aparador. Adorei!



Pequenos detalhes da cozinha e a geladeira adesivada por Natálya com estampa óptica! Um arraso!




Indo e vindo! O grande corredor virou uma galeria de arte onde Pablo expõe suas pinturas.





No quarto de hóspedes, um grande futon vira cama de casal e a mesinha retrô funciona como um mini escritório.




O quarto do casal é o espaço mais calmo da casa por causa de sua paleta de cores. O branco foi eleito para trazer tranqüilidade onde apenas algumas pinceladas de colorido surgem através dos objetos da decoração.



Notem que por toda a casa existem muitas janelas que formam verdadeiros quadros naturais. Em qualquer cômodo você sente uma brisa fresquinha entrar. Que delícia!



Esses objetos cheios de estilo da Natálya deixam a estante ainda mais divertida:




Esse mimo vermelhinho em cima do espelho deixa clara a grande novidade:
Sim, eles estão grávidos!!!!! E eu meeeeeeeeeega feliz!





Diretamente do quarto do casal, uma porta se abre para essa varanda completamente voltada para o horizonte. Santa Teresa é mesmo um espetáculo! 



Para vocês terem noção do privilégio da vista que eles têm eu fiz esse gifzinho: Se liga! 

tumblr



Achei muito bom esse contra ponto: As tintas de Pablo e os cosméticos de Natalya :-)








É nesse espaço livre de regras que Pablo deixa o mundo de lado e faz seu trabalho acontecer. Um dos ambientes que eu mais amo na casa.



Tirei foto dos meus pés para você entender. Sim, isso é o chão do Ateliê!


Fiz um videozinho para apresentar vocês ao Pablo, mostrar um pouco do seu trabalho e mais imagens do seu ateliê. Espero que gostem e não levem muito em consideração o fato de que eu sou uma negação com vídeos kkkkk 




Quer saber mais sobre o trabalho do artista Pablo Slawinski? Vem por aqui.

. . .


E aí gente? Curtiram? Pra mim foi um grande prazer apresentar essa casa que adoro e que abriga duas pessoas tão queridas (Daqui a alguns meses com um novo moradorzinho). É muito amor né? E foi por amor que esse post acabou ficando tão grande... Pra ficar proporcional ao sentimento :-) 

Pablão, Naty e bebê, amo vocês!