Santo de casa não faz milagre!
Esse ditado (do tempo de vovó mocinha) é sempre lembrado quando tentamos explicar o fato de que talentos e habilidades são sempre usados da porta pra fora e em benefício de terceiros... Na nossa própria vida e na dos mais chegados, nadica de nada.
Pois bem... Para provar que eu poderia ser o santo milagreiro da minha própria casa (e não só meter o bedelho na decoração na casa dos outros), lancei um desafio a mim mesma: Redecorar minha sala de estar em 5 dias, gastando pouco e aproveitando quase tudo que já tinha em casa.
O prazo para a entrega da minha própria sala a mim mesma (aloka) era sábado à noite, quando eu receberia amigos para um jantar, portanto eu não tinha pra onde fugir. Era correr ou correr! E assim lá fui eu na missão decoração de 5 dias! Coloquei minha roupa especial de santinha e fui tratar de fazer o milagre bem feito :-)
Antes de tudo, vamos ver imagens do ANTES. Depois eu faço meus comentários :-)
Ok ok... Muita gente vai dizer que gostava do jeito que estava e tals, mas pra mim já não dava mais! Alguns fatores foram decisivos para que eu desejasse tanto uma mudança de ares:
Circulação comprometida – Eram tantos móveis (notem os 4 sofás das imagens) que eu não estava mais sentido a casa leve e arejada. Me incomodava a sensação de ter apenas um caminho a fazer quando andava por entre os móveis. Uma mini-claustrofobia tomou conta de mim. Solução: Resolvi o acumulo de móveis com venda, troca e doação.
Excesso de informação – Comecei a sentir que estava botando coisas demais num ambiente que já estava com lotação esgotada. Isso fez com que a sala não tivesse um estilo definido. Era tudo junto e misturado mesmo!
Solução: Alguns objetos que eu amava ficaram, outros foram para outros cômodos e muitos foram vendidos no
Bazar Decor.
Pintura das paredes – A última vez que as paredes da sala viram uma lata de tinta pela frente foi há uns 6 anos atrás. Estavam amareladinhas que só! Dessa missão-pintura não dava pra correr.
De posse desses dilemas, fui correr atrás das soluções. Os primeiros dois dias foram dedicados a pintura do espaço. Móveis no meio da sala e mãos a obra!
Optei por deixar a sala o mais branquinha possível e apenas colocar cinza em duas paredes de destaque pra quebrar a monotonia. Nessa primeira etapa não ousei muito e preferi montar a sala toda pra ver se as paredes ainda pediam algo diferente.
Pintura pronta e sala livre de bagunça chegou à hora de trazer tudo pra dentro e reorganizar os móveis no espaço. Com a simples decisão de mudar a TV de lugar, o layout e fluxo de circulação da sala ficaram mais bem resolvidos.
DEPOIS, UMA SALA FELIZ!
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos às fotos! (Lá embaixo eu volto pra comentar os 5 truques mais importantes dessa transformação ok?)
 |
O design e a luz incrível da luminária Tenda, criação da talentosa e querida amiga Carmen Slawinski. Uma das grandes motivações do meu desejo de ter uma sala mais arejada e clean. |
5 DIAS, 5 DICAS!
Nenhum detalhe deve ficar de fora quando a gente pensa em dar uma repaginada em um ambiente. Pintura nova, iluminação funcional, melhor aproveitamento da planta e por ai vai. No caso aqui da minha sala, vou te contar quais foram os 5 truques que fizeram uma baita diferença pro resultado ficar do jeito que eu queria.
DICA #1 - Base neutra, cor nos objetos!
Com esse truque não tem erro! Elegendo cores neutras (brancos, cremes, tons de cinza, preto...) para a base da sala (paredes, móveis grandes, revestimentos etc.) você prepara o ambiente para receber cor sem deixá-lo pesado. Assim você fica livre para ousar na cor dos detalhes como cadeiras, almofadas, e demais objetos.
DICA #2 – Repagine o que você já tem!
Nunca duvide do poder de uma lata de tinta! A gente pode transformar quase tudo e assim se apaixonar de novo por objetos que a gente já não amava mais. Antes de descartar qualquer móvel ou adorno, olhe pra ele com carinho e imagine-o com outra roupagem. Tudo pode ficar lindo de novo com um bom banho de loja tinta.
Essa luminária de chão tava velhinha e com a cúpula quebrada. Ao invés de ir pro lixo, recebeu tinta spray e uma cúpula nova amarelo-gema. Acordou pra vida e trouxe alegria pra sala.
Esse móvel era pra ter sido da área de serviço da casa de uma amiga (Valeu Roberta Dall Orto!), que acabou não usando e me deu. Ficou meio apagadinho no chão da sala, sendo usado como rack. Agora continua na mesma função só que com perninhas novas :-) Ganhou pezinhos fofos e baratinhos (R$6 cada) e ficou todo prosa.
Esse armário era da minha cozinha gente! Era todo branco e sem graça. Agora está todo trabalhado em 50 2 tons de cinza e ficou mais feliz na nova função de bar. Os amigos mais animados não saem de perto dele.
DICA #3 – Invista no principal móvel do ambiente.
Pra mim, não há nada mais importante numa sala do que um bom e confortável sofá. Por isso defini que minha prioridade seria economizar ao máximo em tudo para poder comprar um novo (além do mais todos os outros sofás foram embora,
lembra?) Então fui à caça de um novo exemplar que acomodasse bastante gente, já que ele seria filho único na sala. Achei na Etna, quase do jeito que eu queria, com capitonê, linhas retas e estofado com jeans (esse só tem cor do jeans, mas tá valendo). Como não precisava de tantos sofás como tinha antes, preferi investir em um modelo bom e novo. Achei a escolha inteligente e super
high-low!
DICA #4 – Se joga no garimpo!
Quando você vir a palavra brechó na frente uma lojinha de rua, não finja que não viu, não mude de calçada, não resista... Entre! Verdadeiros tesouros a preços de banana estão esperando por você! Aqui em casa já me renderam muitas alegrias!
Quem olha essa belezinha aí não imagina o que ela era antes de me encontrar. Só precisei de duas cores de tinta pra fazê-la renascer das cinzas. Agora tá aqui na sala, toda metida, com seu sapatinho novo. Ela já foi beeeeem mais humilde :-)
Essa mesa de centro eu considero minha melhor aquisição de brechó de todos os tempos. Ela já era linda quando a resgatei, mas depois de uma boa lixada e tinta spray cinza no lado de dentro do vidro, ela ficou deslumbrante! E eu orgulhosa no grau 1.000! DICA #5 – Não dê furo! Cuide bem de suas paredes!
Essa último tópico bem que vale por dois. Então vamos por partes:
Fotos "de grátis" na web
Primeiro eu gostaria de falar sobre a boa e econômica solução de preencher paredes usando fotografias baixadas da internet. Eu precisei de algumas horinhas de busca no Google para achar imagens lindas e em boa resolução para impressão. Procure por photos + HD + download + free ou algo do gênero (não me lembro exatamente o que digitei) e divirta-se garimpando belas imagens para decorar suas paredes. (Em breve faço post com boas opções pra vocês ok?). Depois de escolher as fotos basta mandar para uma loja de revelação de fotos pedindo para ampliá-las no tamanho que você deseja. Botou na moldura e fim. Agora você tem arte pra lá de acessível na sua parede.
Diga não aos furos desnecessários
Quando o pintor estava preparando a parede antes de pintar, ele fechou 15 buracos de furadeira. Eu disse 15 buracos! Kkkkk De tanto que mudo tudo aqui em casa, era de se esperar que toda hora eu tivesse que fazer um furo diferente para remanejar os quadros por aqui. Mas isso é coisa do passado. Peguei duas prateleiras de embutir que já tinha em casa, fixei-as lado a lado e pronto. Furos desnecessários nunca mais! Agora os quadros ficam apoiados na prateleira e a parede intacta. Enjoou da composição e só fazer uma nova!
E depois dessas 5 dicas vou deixar mais um toque que vai bem em qualquer momento, e que arrematar com muita beleza o gran finale de todo makeover: Flores sempre, sempre e sempre!!!!
Ufa, deu trabalho! Dormi tarde, acordei cedo, corri pra lá e pra cá pra fazer tudo acontecer em apenas 5 dias! Lixei, pintei e suei, mas consegui entregar a sala prontinha pra mim mesma e do jeitinho que tinha imaginado. No sábado à noite, todos os amigos estavam aqui, curtindo bastante as mudanças da decoração.
Eu, diga-se de passagem, continuo curtindo até agora :-)
E você, o que achou da sala nova? Tá aprovada?
. . .
Se você estiver passando por problemas de relacionamento com algum cômodo do seu lar, entre em contato no email decorviva@gmail.com O Decorviva promete trazer de volta a pessoa sua casa amada em poucos dias também :-)