quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Um lixo-luxo nota 10!


Muitos amigos costumam chegar pra mim com uma questão: Poxa Vivi, porque o meu lixo não é igual ao seu? (Parece que eu to zoando, mas é verdade!) Daí eu sempre respondo de volta: Será que você está olhando pro seu lixo como eu olho pro meu? 

Esse diálogo pode parecer meio absurdo pra quem ainda não descobriu as delicias da reciclagem, mas revela um detalhe que torna qualquer um apto a resgatar lindezas em potencial do lixo. Esse detalhe chama-se observação! 

Então fiquem atentos, meninos e meninas! Existem tesouros escondidos nos lugares mais improváveis da  vida, e isso inclui a lixeira do prédio, o entulho da obra e a caçamba da esquina. Fique sempre alerta e operante! É treinando seu lado curioso e farejador que você, sem mais nem menos, encontrará seu tesourinho por aí. 

O meu Lixo-luxo de hoje foi encontrado num montinho de entulho do resto de uma mudança em Ipanema, em plena terça de carnaval. Não é porque eu estava indo para um bloco de carnaval que eu iria desligar meu radar-caçambeiro, concorda? 

Essa linda caixinha (ou ex-gavetinha, não sei) me chamou a atenção como se dissesse: Ei, você ai, vem cá me tirar daqui, vem cá me tirar daqui kkkkkkk E antes de cair na folia, resgatei a bichinha e levei pro carro. 

Essa semana, vários dias depois do carnaval, foi ela quem saiu pra brincar, vestindo sua luxuosa fantasia de porta-tempero. Merece ou não merece nota 10? 

Veja como foi seu dia de princesa: 


Lixei bastante antes de pintar com tinta spray preta. Isolei frente e verso e pintei com spray cinza as laterais. Como queria um toque "à mão livre" na peça, eu mesma desenhei grafismos aleatórios usando uma caneta permanente, essa que a gente escreve em CD. Depois protegi a peça com verniz também em spray e foi! 


Depois de 1 hora de maquiagem a caixinha estava pronta pra desfilar lá na cozinha. Veja fotos dos melhores momentos: 

 
 

Pra quem tava na pior, essa transformação foi lixo-luxo e riqueza! Diz aí!


. . . 

♥ Tem algum lixo-luxo na sua casa? Mande fotos pra decorviva@gmail.com.br pra gente montar uma galeria cheia de amor lá na fanpage do blog no Facebook.

♥ Se você ainda não curtiu nossa fanpage aproveite o momento. O Decorviva está fazendo 2 aninhos e segunda-feira (04/03) vai fazer um concurso pra lá de charmoso com um prêmio que você não vai acreditar. Confia em mim que vai valer a pena :-)


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cadê a mesa de jantar que estava aqui?

Há um ano atrás escrevi um post dizendo que em 2020, as mesas de jantar não iam mais existir. Faz tempo né? Então refresque a memória por aqui. 

E não é que dia desses a Gabriela Nobre, está gracinha de leitora daí de “riba”, deixa um comentário pra lá de interessante contando sobre sua “mesa de jantar”? (você já vai entender o porquê das aspas :-) Ainda por cima mandou email com fotos. Aí eu vibrei né? 

Conheçam agora a Gabriela Nobre e sua “mesa de jantar” que não vai entrar em extinção jamais! Olha o que ela me contou: 

Oi Vivi, 

Escrevi no seu post que diz que até 2020 não teremos mais mesa de jantar na sala. 
Estou encaminhando umas fotos para você dar uma olhada na solução que a arquiteta deu aqui pra casa. 
Aqui em casa somos eu, marido e filha, então quando queremos comer na sala, só os três, puxamos só o aparador da parede colorida, quando temos convidados montamos a mesa para seis pessoas. 
Nós gostamos muito, pois antes a mesa de jantar tradicional ocupava muito espaço, e quando recebíamos os amigos sentíamos falta de mais espaço na sala de estar. 
Sou fã do seu blog, suas coisas são humanizadas, nada muito estático, adoro! Parabéns. 

Beijo grande, 
Gabriela Nobre. 

Só de ler o email da Gabi já dá pra entender a solução que ela deu pra sua mesa de jantar né? Não entendeu não? Tudo bem, eu tenho a história ilustradinha aqui pra te mostrar! Acompanhe! 

 
 
 
 Gente, eu já disse que amava a Gabriela hoje? Não? Então lá vai: Gabi, I ♥ you! Tenho certeza que a sua “mesa de jantar” vai inspirar muita gente por aí. Tô certa ou tô errada? 

 . . . 

♥ Gabriela Nobre é analista financeira, tem 31 anos e mora na Barra da Tijuca com seu marido Rafael, sua filhota Lara e seu dog Ruffus. Descobriu sua arquiteta, Regina Segura, por indicação de um blog e adorou! Encarou obra, derrubou o quarto de empregada e ampliou a sala. Hoje tem mais espaço para receber amigos e vive feliz com sua sala de jantar de montar e desmontar :-)


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Toda comemoração merece papel picado!


Aqui no Brasil a gente entende por papel picado os mini pedacinhos de papel que o povo adora jogar pela janela no último dia de trabalho do ano ou em final de campeonato de futebol, a famosa "chuva de papel". Ou seja, em terras brazucas, papel picado nada mais é do que (pasmem!) papel picado mesmo :-P 

Agora, papel picado no México (ahhhhhhh!) são outros quinhentos. Papel Picado (que pode ser traduzido como papel perfurado) é uma decoração festiva super tradicional para os mexicanos, considerada como patrimônio cultural do país. Produzidas artesanalmente com papéis de seda, são como uma espécie de bandeirinha, cortadas de acordo com a festividade que pretendem decorar: Datas comemorativas em geral (como o tradicional Dia dos mortos), casamentos, batizados e balacobacos em geral.

Tudo bem que cada cor se destina a uma festividade específica, mas eu prefiro assim, todas juntas e misturadas. Coisa mais linda de se ver!

 
Observando à primeira vista, o Papel Picado mexicano parece ser uma arte bem difícil de executar. Mas se você reparar bem, nem é. Se você tentar aos poucos, com paciência e perseverança, eu acho que dá pra arriscar. Anima?

No site Ay Mujer tem trabalhos incríveis e super inspiradores pra gente querer enfeitar nossas festinhas e também nossa casinha 365 dias no ano. Tô mentindo?


Dá pra tentar com estilete de precisão ou comum, tesoura normal ou de zig-zag, furador de papel e similares. O céu é o limite!


Olha esse vídeo aqui e me diz se não é super possível:


Aproveitei esse momento inspirador e arrisquei fazer meu primeiro Papel Picado da vida em forma de homenagem. Hoje o Decorviva completou 7.000 curtidas no facebook e por isso, além de comemorar, é preciso agradecer.

♥ Modelito tosquinho mas cheio de carinho! ♥

Que venham mais e mais amigos pela frente pra gente ter sempre o que comemorar. Quem tem amigos tem tudo! Valeu!

. . .

♥ A Zilah do fofo Dona das Coisinhas fez uma festa mexicana usando Papel Picado e deu até o caminho das pedras pra quem quer comprar pronto. Aqui e aqui.

♥ Quer mais Papel Picado? Aqui tem também!

Fotos: Etsy, Plentyofcolour e decorviva!


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Uma ideia que não sai de moda



Outro dia ouvi por aí a seguinte pérola: “Quer conhecer uma pessoa de verdade, olhe pros sapatos dela”. Fashionismos (e preconceitos) à parte, inconscientemente eu acho que já fiz muito disso, e tenho que concordar que sempre deu certo. Veja bem, os sapatos não classificam homens e mulheres como bons ou ruins, mas dão uma noçãozinha pra gente decifrar se a pessoa faz o nosso tipo ou não. Dependo do pisante do "serumano", você já saca logo qual é a dele (ou dela). Tenta só, é no mínimo divertido! 

A gente também pode usar essa análise investigativa (oi?) em outras áreas de interesse, como a decoração por exemplo. (Você bem achou que eu ia falar de moda né? Kkk Te peguei!) 

Fazendo uma analogia tosca, em minha opinião, os sapatos pra "gente" são tão reveladores quanto paredes para uma casa: Quer mostrar personalidade? Então vista sua parede com o que for a sua cara. Simples assim! 

O problema é que você pode estar pensando: Não sei por onde começar, não tenho quadros legais, não tô com dinheiro tempo pra investir, não posso pagar por uma obra de arte, não isso, não aquilo, não aquilo outro. Chega de tanta negatividade pessoa! Diga sim, para a FOTOGRAFIA. Yes, you can! 

Foi isso que fiz aqui na sala de casa e é o que recomendo com força. Fotografia na parede é moderno, é estiloso, dá personalidade ao ambiente, e o melhor de tudo, é acessível! Tudo o que você tem a fazer é buscar a imagem que mais combina com você, levar na loja de ampliação (aquela onde você revelava suas fotos nos anos 90) e depois de pronta mandar emoldurar. Tudo bem, isso tem um custo, mas é bem baixinho comparado ao charme que a sua parede ganhará. 

Duvida? Então oiá só! 

 
 
 
 
 
 
 


Ahhhh, agora se empolgou né? Eu te disse, eu te disse, eu te disse! E digo mais: Dá uma olhada com carinho nos links abaixo. Eles são de banco de imagens onde você pode baixar fotos lindas, em boa resolução para impressão, e o melhor, DE GRÁTIS. Se joga!

Everystockphoto / Imagebase / Morguefile / Openphoto / Unprofound (nesse último as fotos estão catalogadas por cor, adorei!)

Como eu sou parceira, te mostro o resultado da minha pesquisa antes de escolher as minhas favoritas para ampliação. Se você curtiu alguma delas e quer baixar pra você é só digitar o nome que está embaixo da foto no Google que ele acha o destino pra você. (Esqueci onde achei cada uma delas, me perdoa, tô velha. kkk). 


Se você manda bem nos cliques, porque não ampliar fotos de sua autoria heim? Vai tirar onda total! 
. . . 

Curtiu a idéia? Então corre pra fazer sua parede arrancar suspiros por aí... Olha a história do sapato heim! kkkk 


Foto de capa: Teste no computador para escolher as fotos da minha sala. / Demais fotos: Casa e Jardim


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Missão Minha Sala Decorviva!


Santo de casa não faz milagre! 

Esse ditado (do tempo de vovó mocinha) é sempre lembrado quando tentamos explicar o fato de que talentos e habilidades são sempre usados da porta pra fora e em benefício de terceiros... Na nossa própria vida e na dos mais chegados, nadica de nada. 

Pois bem... Para provar que eu poderia ser o santo milagreiro da minha própria casa (e não só meter o bedelho na decoração na casa dos outros), lancei um desafio a mim mesma: Redecorar minha sala de estar em 5 dias, gastando pouco e aproveitando quase tudo que já tinha em casa. 

O prazo para a entrega da minha própria sala a mim mesma (aloka) era sábado à noite, quando eu receberia amigos para um jantar, portanto eu não tinha pra onde fugir. Era correr ou correr! E assim lá fui eu na missão decoração de 5 dias! Coloquei minha roupa especial de santinha e fui tratar de fazer o milagre bem feito :-) 

Antes de tudo, vamos ver imagens do ANTES. Depois eu faço meus comentários :-) 

Ok ok... Muita gente vai dizer que gostava do jeito que estava e tals, mas pra mim já não dava mais! Alguns fatores foram decisivos para que eu desejasse tanto uma mudança de ares:

Circulação comprometida – Eram tantos móveis (notem os 4 sofás das imagens) que eu não estava mais sentido a casa leve e arejada. Me incomodava a sensação de ter apenas um caminho a fazer quando andava por entre os móveis. Uma mini-claustrofobia tomou conta de mim. Solução: Resolvi o acumulo de móveis com venda, troca e doação. 

Excesso de informação – Comecei a sentir que estava botando coisas demais num ambiente que já estava com lotação esgotada. Isso fez com que a sala não tivesse um estilo definido. Era tudo junto e misturado mesmo! Solução: Alguns objetos que eu amava ficaram, outros foram para outros cômodos e muitos foram vendidos no Bazar Decor. 

Pintura das paredes – A última vez que as paredes da sala viram uma lata de tinta pela frente foi há uns 6 anos atrás. Estavam amareladinhas que só! Dessa missão-pintura não dava pra correr. 

De posse desses dilemas, fui correr atrás das soluções. Os primeiros dois dias foram dedicados a pintura do espaço. Móveis no meio da sala e mãos a obra! 
Optei por deixar a sala o mais branquinha possível e apenas colocar cinza em duas paredes de destaque pra quebrar a monotonia. Nessa primeira etapa não ousei muito e preferi montar a sala toda pra ver se as paredes ainda pediam algo diferente. 

Pintura pronta e sala livre de bagunça chegou à hora de trazer tudo pra dentro e reorganizar os móveis no espaço. Com a simples decisão de mudar a TV de lugar, o layout e fluxo de circulação da sala ficaram mais bem resolvidos. 


DEPOIS, UMA SALA FELIZ!
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos às fotos! (Lá embaixo eu volto pra comentar os 5 truques mais importantes dessa transformação ok?) 
O design e a luz incrível da luminária Tenda, criação da talentosa e querida amiga Carmen Slawinski. Uma das grandes motivações do meu desejo de ter uma sala mais arejada e clean.  

5 DIAS, 5 DICAS! 

Nenhum detalhe deve ficar de fora quando a gente pensa em dar uma repaginada em um ambiente. Pintura nova, iluminação funcional, melhor aproveitamento da planta e por ai vai. No caso aqui da minha sala, vou te contar quais foram os 5 truques que fizeram uma baita diferença pro resultado ficar do jeito que eu queria. 

DICA #1 - Base neutra, cor nos objetos!

Com esse truque não tem erro! Elegendo cores neutras (brancos, cremes, tons de cinza, preto...) para a base da sala (paredes, móveis grandes, revestimentos etc.) você prepara o ambiente para receber cor sem deixá-lo pesado. Assim você fica livre para ousar na cor dos detalhes como cadeiras, almofadas, e demais objetos. 

DICA #2 – Repagine o que você já tem! 

Nunca duvide do poder de uma lata de tinta! A gente pode transformar quase tudo e assim se apaixonar de novo por objetos que a gente já não amava mais. Antes de descartar qualquer móvel ou adorno, olhe pra ele com carinho e imagine-o com outra roupagem. Tudo pode ficar lindo de novo com um bom banho de loja tinta. 

Essa luminária de chão tava velhinha e com a cúpula quebrada. Ao invés de ir pro lixo, recebeu tinta spray e uma cúpula nova amarelo-gema. Acordou pra vida e trouxe alegria pra sala. 

Esse móvel era pra ter sido da área de serviço da casa de uma amiga (Valeu Roberta Dall Orto!), que acabou não usando e me deu. Ficou meio apagadinho no chão da sala, sendo usado como rack. Agora continua na mesma função só que com perninhas novas :-) Ganhou pezinhos fofos e baratinhos (R$6 cada) e ficou todo prosa. 


Esse armário era da minha cozinha gente! Era todo branco e sem graça. Agora está todo trabalhado em 50 2 tons de cinza e ficou mais feliz na nova função de bar. Os amigos mais animados não saem de perto dele. 


DICA #3   Invista no principal móvel do ambiente. 

Pra mim, não há nada mais importante numa sala do que um bom e confortável sofá. Por isso defini que minha prioridade seria economizar ao máximo em tudo para poder comprar um novo (além do mais todos os outros sofás foram embora, lembra?) Então fui à caça de um novo exemplar que acomodasse bastante gente, já que ele seria filho único na sala. Achei na Etna, quase do jeito que eu queria, com capitonê, linhas retas e estofado com jeans (esse só tem cor do jeans, mas tá valendo). Como não precisava de tantos sofás como tinha antes, preferi investir em um modelo bom e novo. Achei a escolha inteligente e super high-low


DICA #4Se joga no garimpo! 

Quando você vir a palavra brechó na frente uma lojinha de rua, não finja que não viu, não mude de calçada, não resista... Entre! Verdadeiros tesouros a preços de banana estão esperando por você! Aqui em casa já me renderam muitas alegrias! 

Quem olha essa belezinha aí não imagina o que ela era antes de me encontrar. Só precisei de duas cores de tinta pra fazê-la renascer das cinzas. Agora tá aqui na sala, toda metida, com seu sapatinho novo. Ela já foi beeeeem mais humilde :-)
Essa mesa de centro eu considero minha melhor aquisição de brechó de todos os tempos. Ela já era linda quando a resgatei, mas depois de uma boa lixada e tinta spray cinza no lado de dentro do vidro, ela ficou deslumbrante! E eu orgulhosa no grau 1.000! 

DICA #5 Não dê furo! Cuide bem de suas paredes!

Essa último tópico bem que vale por dois. Então vamos por partes:

Fotos "de grátis" na web 
Primeiro eu gostaria de falar sobre a boa e econômica solução de preencher paredes usando fotografias baixadas da internet. Eu precisei de algumas horinhas de busca no Google para achar imagens lindas e em boa resolução para impressão. Procure por photos + HD + download + free ou algo do gênero (não me lembro exatamente o que digitei) e divirta-se garimpando belas imagens para decorar suas paredes. (Em breve faço post com boas opções pra vocês ok?). Depois de escolher as fotos basta mandar para uma loja de revelação de fotos pedindo para ampliá-las no tamanho que você deseja. Botou na moldura e fim. Agora você tem arte pra lá de acessível na sua parede. 

Diga não aos furos desnecessários 
Quando o pintor estava preparando a parede antes de pintar, ele fechou 15 buracos de furadeira. Eu disse 15 buracos! Kkkkk De tanto que mudo tudo aqui em casa, era de se esperar que toda hora eu tivesse que fazer um furo diferente para remanejar os quadros por aqui. Mas isso é coisa do passado. Peguei duas prateleiras de embutir que já tinha em casa, fixei-as lado a lado e pronto. Furos desnecessários nunca mais! Agora os quadros ficam apoiados na prateleira e a parede intacta. Enjoou da composição e só fazer uma nova! 


E depois dessas 5 dicas vou deixar mais um toque que vai bem em qualquer momento, e que arrematar com muita beleza o gran finale de todo makeover: Flores sempre, sempre e sempre!!!! 
Ufa, deu trabalho! Dormi tarde, acordei cedo, corri pra lá e pra cá pra fazer tudo acontecer em apenas 5 dias! Lixei, pintei e suei, mas consegui entregar a sala prontinha pra mim mesma e do jeitinho que tinha imaginado. No sábado à noite, todos os amigos estavam aqui, curtindo bastante as mudanças da decoração. 

Eu, diga-se de passagem, continuo curtindo até agora :-) 

E você, o que achou da sala nova? Tá aprovada?
. . .

Se você estiver passando por problemas de relacionamento com algum cômodo do seu lar, entre em contato no email decorviva@gmail.com O Decorviva promete trazer de volta a pessoa sua casa amada em poucos dias também :-)