quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um grande presente do destino!


Hoje eu quero te contar uma linda história sobre amizade, posso? A história é longa mas é bonita, então seja paciente :-) (Hoje é meu aniversário e eu mereço né?)

Há quase cinco anos atrás estava voltando de ônibus pra casa de algum lugar que não me lembro qual (como também não lembro porque estava sem carro) até que vejo da janela do ônibus uma imagem que me chama a atenção.

Era um quadro multicolorido com a imagem de São Francisco de Assis, que estava pendurado numa parede de fundo preto, na vitrine de uma galeria de arte (que já nem existe mais) aqui do meu bairro. Na hora que vi aquele quadro fui tomada por uma emoção inexplicável, uma energia que praticamente me puxou até ele, fazendo com que eu descesse do ônibus (muito longe do meu ponto) só pra vê-lo de perto. 

Nem preciso dizer que sai da galeria dona daquele quadro, né? Depois de muito negociar com a vendedora (lembro que era fim de mês e eu tava dura que nem coco) consegui levar meu quadro pra casa feliz da vida.

O nome que assinava o quadro era Ernane Cortat, um pintor que mais tarde fui descobrir ser um dos grandes nomes da pintura naif no Brasil e no mundo. Nunca na vida tive uma conexão tão forte com uma obra de arte como a que eu tive com aquele quadro (nem mesmo depois de ver o quadros de grandes mestres em renomados museus mundo afora). Algo que fugiu a minha compreensão aconteceu naquele dia, e só depois vim a entender melhor o que era.

Naquela época estava passando pelo momento mais duro da minha vida. Minha mãe estava muito doente e a sensação que eu tinha era de que não havia mais chão debaixo dos meus pés. Ouso dizer que aquele quadro me trouxe uma paz e uma serenidade especiais pra lidar com as dificuldades, inclusive pra encarar de uma forma positiva a partida de minha mãe, alguns meses depois.


De lá pra cá muita coisa aconteceu na minha vida, mais coisas boas do que ruins graças a Deus. Não dá pra listar tudo aqui e esse também não é o ponto. Então, voltemos à história.

Ao longo de todos esses anos, sempre tive curiosidade de saber mais sobre o Ernane, autor daquele quadro que coloria a minha casa e a minha vida. Li tudo que havia disponível no Google  sobre ele , mas nunca conseguia achar nenhum email ou outra forma de fazer contato.

Até o belo dia (11 de Março deste ano) que busquei novamente seu nome no Facebook (sem muitas esperanças, pois já havia feito isso outras vezes) e finalmente encontrei. Ah que alegria! Sem pensar duas vezes lhe escrevi uma mensagem: 

"Olá Ernane! Meu nome é Viviane Visentin. Queria te dizer que sou uma enorme fã do seu trabalho e que tenho a uns cinco anos um São Francisco seu alegrando minha casa. Gostaria de dividir essa alegria com você! Um beijo enorme e parabéns por tanto talento. Viviane Visentin".

E não demorou muito para que chegasse essa linda resposta:

"Boa tarde Viviane, Obrigado pelas palavras, chegou num momento que precisava ouvir algo bom, obrigado mesmo. Antes de pintar um quadro eu escrevo algo na tela em branco pedindo que pra casa que ele for que leve paz, algo de bom ou escrevo uma poesia, depois pinto em cima, tomara que tenha levado alegria para você. Obrigado pelo carinho, que Deus te abençoe, grande abraço Ernane".

Ai meu Deus, que felicidade! Suas palavras vieram pra mim como o abraço de um ente querido que estava distante me trazendo a sensação de que estava falando com alguém muito familiar, com alguém que já parecia conhecer.

Desde dia em diante passei a entender melhor aquela sensação arrebatadora que tive ao ver o quadro de Ernane pela primeira vez. Acredito fortemente que as preces que Ernane fez ao começar aquele quadro me tocaram de alguma maneira. O que senti era seu amor pela arte, pelo próximo e pela vida atravessarem a tela e virem ao meu encontro. E eu, felizmente, estava lá pra sentir esse amor.

Hoje Ernane é meu mais novo amigo. Ou mais antigo...Quem sabe? :-)

. . .

Veja um pouco da arte de Ernane Cortat e me diga se não toca fundo. Quanta delicadeza e beleza!




E olha que peças lindas Ernane fez pra mim no dia em que nos conhecemos pessoalmente: 




E como se não bastasse tanto carinho, me presenteou essa semana com este lindo quadro da Frida Kahlo, feito especialmente pra o meu aniversário. Quase cai pra traz quando vi! Emocionante e lindo demais! Uma Frida "feliz" como ele mesmo disse!



♥ Ernane Cortat, obrigada pela linda amizade. 

♥ Destino, obrigada pelo presente de aniversário e da vida. Te devo mais essa! 

Update: Muitas pessoas estão perguntando como entrar em contato com o Ernane Cortat e a tontinha aqui esqueceu de contar. Muito fácil! Mande email para ercortat@gmail.com ! Vai ser lindo demais ver um monte de gente enchendo a casa de cor e de alegria com as suas obras. Se você for uma delas não esquece de me contar, combinado? ♥

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O que é bom pode durar muito!


Souvenirs (Lembrança em Francês e Lembrancinha em Português :-) são objetos que resgatam memórias relacionadas a um destino turístico. Se você viaja pra qualquer lugar do planeta e traz um souvenir na malinha provavelmente recordará de momentos especiais cada vez que olhar pra ele. Bom demais isso!

Além de ser uma baita propaganda das atrações turísticas, trazer souvernirs para parentes e amigos também é uma forma de fazê-los viajar um pouquinho com a gente, mesmo depois de a gente ter voltado. 

A variedade de souvenirs à venda nesse mundão afora é sempre generosa e muitas vezes de gosto duvidoso, mas quem se importa? O mais bacana de trazer esses objetos carregados de significados é relembrar bons momentos. 

Dia desses navegando pelo Pinterest, achei um monte de idéias legais pra gente tirar nossas lembranças dos armários e gavetas e colocá-los na decoração. Dá só um bizú nessas sugestões espertas!

Separe tickets de metrô, cinema, teatro, entradas de parques, cartões de visita, cardápios de restaurantes, fotos e miniaturas para montar quadrinhos pra lá de charmosos e originais. 

Que tal colar fotos e impressos que você trouxe de viagem em folhas imantadas? Depois é só recortar em formato de quebra cabeça pra alegrar a porta da geladeira. Uma graça!
Não sei você mas eu sempre trago lenços e tecidos típicos dos lugares que eu visito. E se eles se transformassem em capas de almofadas heim? Garantia de boas lembranças esparramadas pelo sofá!

Já reparou que todo mundo traz esses copinhos de viagem e nunca usa pra nada? Taí uma boa ideia que eu vou fazer pra ontem (tenho váriooooos! ;-)

1- Eu sou viciada em trazer conchinhas pra casa, e quem não é? Bastam um furinho e um banho de tinta spray dourada pra dar uma serventia estilosa pras danadinhas! Adorei! 2- Eu, tu, eles, nós, vós e eles amamos mapas! Em forma de coração então...é pra pirar de vez! :-)

1- Amei essas colagens de fotos recortadas na coleção de pratos. Entrou pra minha lista de afazeres! 2- E essa parede de fotos de família emolduradas por bastidores coloridos de bordado?  Imagine as melhores fotos das férias nesse esquema? Lindo demais!

1- Uma das minhas ideias favoritas para guardar fotos e lembranças das viagens: Caixas personalizadas separadas por destino que você guarda como livros na estante. Fantástico! 2-  Que tal uma découpage usando mapas num prato velhinho que você tenha perdido por ai? Simples e lindo!

1- Tire as fotos de suas viagens dos 587 mil CDs que você tem aí em casa e leve alegria pras suas paredes vazias! 2- Nenhum souvenir é feio, velho ou careta demais depois de algumas demãos de tinta spray colorida. Acredite, o resultado é surpreendente! 
. . .

♥ E por falar em momentos especiais, olha que ideia legal que a Tintas Coral teve. Para nos ajudar a recordar bons momentos com muita descontração, cor e alegria, a página de Tintas Coral no Facebook criou o aplicativo ‘1 Milhão de Cores’. Ele lê as informações do seu perfil, lista os momentos marcantes, como a foto mais curtida ou o post mais comentado, e reúne todas essas informações em um vídeo. Nesse vídeo, acontecimentos importantes da história da Coral vão se mesclar com a história de cada um, deixando esses momentos mais coloridos. Tudo de bom!

. . . 

♥ Será que dá pra aproveitar algumas dessas ideias nas "lembrancinhas de viagem" que você tem aí na sua casa? Tem mais alguma pra compartilhar? Então não perde tempo e prolongue a sensação gostosa dos seus bons momentos por mais tempo!




terça-feira, 23 de julho de 2013

Decorviva! e Dcoração no Morar Mais Rio!

Então, é isso daí mesmo! Uma das grandes novidades do meu ano (e porque não dizer da minha vida!). 

A edição 2013 do Morar Mais Rio vai ter dois (eu disse dois!) ambientes projetados e decorados por mim e pela Vivi Pontes do Dcoração. \o/\o/\o/

Não é uma baita novidade? (Pensa numa pessoa que tá tremendo até agora? kkk). Quando o Casa & Gourmet Shopping nos convidou pra assinarmos o espaço não pensamos duas vezes, aceitamos na hora!!! Não foi pouca emoção não viu?



Pra nós será uma grande honra estar presente no Morar Mais (um evento também pioneiro na valorização dos blogs de decoração) projetando os ambientes de um shopping que a gente adora. Obrigada Casa & Gourmet! ♥

E já que tudo é surpresa e nada pode ser revelado por enquanto, vou deixar só um gostinho do que vem por aí pra vocês não aguarem! :-P O Estúdio da Chef de Cozinha que vamos assinar tem uma “musa”, uma personagem que nos ajudou a criar o conceito dos espaços. Olha ela aí gente:


Já conhece? Então saiba um pouquinho mais sobre a chef acessando aqui e aqui. (Pronto, agora é bico calado que eu já falei até demais! Kkk)

Bem, o que eu posso dizer é que os trabalhos já estão a todo vapor e de agora em diante todo segundo conta! E que eu continuo por aqui #ansiosa #cansada #inspirada #feliz! :-)

. . .

♥ Se você tem uma empresa de reformas, materiais de construção, ou de outros elementos, e anima fazer uma parceria para o evento, escreve pra gente? Assim podemos te informar as possibilidades. Meu email é decorviva@gmail.com

. . .

Gostou da novidade? Então eu nem preciso dizer que eu PRECISO da sua torcida, né? Afinal de contas, nosso espaço tem a obrigação de ficar lindo-divino-maravilhoso pra que você possa curtir-se inspirar-e amar!

E aí, tamô junto? ♥


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um exposição feita para encantar e decorar


Olha que programinha imperdível pra essa quarta-feira, véspera de feriado do Papa! :-) 

A mega talentosa Laura Sugimoto (Lembram dela na transformação da Casa Beludi?) estará expondo seus lindos terrários no Oztel, um albergue super bacana aqui do Rio que também já passou por aqui pelo Decorviva.


Os terrários da Wabi-Sabi, nome do ateliê da Laura, são de uma delicadeza e um capricho que só vendo de perto! Ideais pra decorar a própria casa ou dar de presente, são perfeitos pra quem não tem a mínima intimidade ou habilidade com plantas. (tipo eu!)


E o mais legal é que a gente também pode aprender a fazer nossos próprios terrários na oficina que a Laura vai promover no próprio Oztel! \o/ Os detalhes estão todos no convite aqui em cima! 

E então, vamos nos encontrar dia 24/07 lá no Oztel pra ver as peças lindas do Wabi-Sabi Ateliê? Aproveita pra me dar um abraço porque no dia seguinte (25/07) estarei comemorando mais uma primavera! :-)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Usando adesivos com criatividade na cozinha!


Senhoras e senhores! Moças e rapazes!Meninas e meninos! É chegada a hora!

Hora de parar de culpar a falta de tempo (ou de grana) para justificar a falta de graça na sua cozinha!!! Rs

Hoje você vai conhecer (e se inspirar) na cozinha da Dani Bittencourt, uma advogada mega simpática e querida, que pediu ao Decorviva pra dar um upzinho na cozinha de seu apartamento recém alugado no Jardim Botânico, zona sul do Rio. 

Como toda mudança já envolve muitas despesas, Dani tinha um orçamento bem enxuto pra gastar na cozinha. Então logo de cara não tivemos dúvida: Vamos de adesivo! Não há nada mais econômico do que eles nessa vida! (Se tiver me conta?)

E depois de uma manhã de trabalho, a cozinha que começou sem sal terminou muito bem temperada! Quer provar? Então vem comigo que eu te ensino a receita! :-)

Antes

Ao entrar na cozinha da Dani, a gente dava de cara com uma parede que parecia suplicar por...

Mas a gente ouviu suas preces e...

Você se lembra da minha cozinha? Então, o esquema é o mesmo! Montei os azulejos no computador no formato de 15x15cm cada (usei imagens de ilustrações, azulejos portugueses, pinturas, estampas etc). Mandei pra gráfica imprimir em adesivo transparente e cortar um a um. Depois de pronto é só colar na parede limpinha e ser feliz!

E o armário?

Como a pintura do armário da cozinha era laca brilhosa, optamos por não pintar para não descascar com o uso e também porque o imóvel é alugado. Então adicionamos uma bossa no bichinho trocando os puxadores, aplicando Con-tact preto na lateral e amarelo no nicho aberto. Já deu outra cara né?


E pra fechar com chave de ouro...

Pra "amarrar" todos os elementos da decoração da cozinha (unindo o preto e branco dos azulejos com os toques de amarelo do armário) Dani pediu o envelopamento de sua geladeira antiga. E como missão dada é missão cumprida, taí o resultado! Uma geladeira com carinha retrô e acima de tudo, com cara de nova \o/


Essa parte deu um pouco de trabalho, mas nada que faça você se descabelar de nervoso. Vá medindo as partes da geladeira e cortando o Con-tact no tamanho aproximado. Borrife água com detergente na geladeira antes de aplicar o adesivo e use espátula de plástico pra esticar. Refile com estilete as sobras e fure com a pontinha do estilete as bolhas que se formam no processo. Quanto mais reto o formato da geladeira melhor é o resultado. O puxador é a prova de fogo da missão e paciência é a palavra chave. O resultado compensa!


Depois dessa pequena-grande transformação na cozinha da Dani, tudo que a gente mais queria era que ela curtisse seu novo espaço do jeitinho que sempre sonhou! E pelo que ela escreveu na sua nova lousa, acho que o nosso desejo também foi atendido! \o/


E ai pessoal? Gostaram do resultado? Então que tal deixar a Dani ainda mais feliz deixando um big elogio pra nova cozinha dela heim? ♥

Se você também quiser essa transformação na sua casa, arregace as mangas e mãos a obra! (Ou Call me maybe decorviva@gmail.com :-)



segunda-feira, 8 de julho de 2013

Um lar doce lar cheio de sorte!


Por uma obra do destino (com trocadilho, por favor) na tarde do último sábado eu fiquei em casa vendo televisão. E quando falo em destino não estou sendo nem um pouco exagerada, visto que colocar as palavras sábado + casa + televisão numa mesma sentença não é lá muito a minha cara.

Mas quem pensa que eu sai perdendo por não aproveitar o sabadão (da porta pra fora) está redondamente enganado. Eu sai foi ganhando por ter ficado em casa na preguicinha!

Simplesmente, o episódio deste sábado do Lar doce Lar do Caldeirão Huck foi projetado por um dos arquitetos de interiores mais bacanas dos últimos tempos, Maurício Arruda ladies and gentleman! \o/

Foi bom demais estar em casa pra assistir um profissional que tanto me inspira construindo a casa dos sonhos de alguém que tanto merece, como foi o caso do felizardo Mumu da Mangueira, operário e morador do morro da Mangueira que Luciano Huck conheceu nas obras do Maracanã.

Pra quem não conhece o Maurício, a hora de conferir seu trabalho criativo pode ser agora! Pra quem perdeu o episódio, fotos e mais fotos pra se esbaldar! Pra quem quer se inspirar com um projeto sustentável, original e divertido seja muito bem-vindo ao novo Lar Doce Lar de Mumu e família. 

A Sala de Estar

Mauricio Arruda acredita que todo material que acreditamos que seja descartável, pode ser reaproveitado, desde que mudemos o nosso olhar. Neste projeto, Mauricio reaproveitou diversos materiais e trouxe soluções inteligentes e criativas para a casa. 

A Sala de Jantar/Copa

O Banheiro
Duas luminárias pra dar um toque especial ao seu ambiente: A luminária Parente, criação do próprio Maurício, traz um toque de cor e é feita usando garrafões de vinho.

O Quarto do casal
Design sóbrio e Minimalista da luminária Flúor, criada pelo próprio arquiteto. E o melhor de tudo, com molde pra fazer em casa! Acesse por aqui.

O Quarto das crianças

Seguindo uma linha mais contemporânea, Mauricio trouxe leveza aos ambientes e mostrou que com simplicidade e utilizando objetos de fácil acesso, é possível montar uma casa decorada e com muito bom humor.


A área externa
   

Os detalhes

Só tenho uma coisa a dizer: Maurício Arruda meu querido, ARRASOU!

E você? Concorda, tem certeza absoluta ou assina embaixo? :-)


♥ Pra ver o episódio vem por aqui. 

Fotos: Lufe gomes



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Uma mudancinha aqui, outra alí!


É de lei! Quando demoro um pouco mais pra postar por aqui parece que sou atacada por uma síndrome de abstinência braba: Acordo de madrugada, perco o sono, fico ansiosa, impaciente e um tanto quanto mal-humoradinha. Resumindo, parece que ganhei uma segunda TPM na minha vida, dureza viu! Kkk 

Se você me perguntar se a causa do sumiço é nobre, eu vou te dizer que é nobríssima! É trabalho minha gente. Daqueles que você sempre sonhou, daqueles que não dá pra recusar, daqueles que fazem as nossas escolhas valerem a pena. Isso não é tudo de bom? Não vale uma TPMzinha em dobro? Ahhhh vale! :-)

Mas o mais legal disso tudo é que hoje eu tô aqui, botando tudo de lado pra me encontrar com vocês, uma das coisas que mais gosto de fazer na vida! Então vamos que vamos, pra frente e sem parar! 

Hoje resolvi fazer um pout-pourri de algumas novidadezinhas aqui de casa que ainda não mostrei pra você. Sabe quando você muda tudo o tempo todo que já nem sabe mais quando tem novidade em casa? É tipo isso! 

E sabe também quando você faz uma coisa sem a companhia da pessoa que você ama e parece que a coisa não aconteceu? Então, é tipo isso também! Kkkk

Se aconteceu aqui em casa, tem que acontecer pra vocês também! Então simbora ver? (Sim, a frase anterior foi uma declaração de amor :-)


Essa cadeira, velhinha que só, fazia parte de um conjunto de seis da mesa de jantar da casa da minha mãe. Minha irmã ficou com umas, doamos outras e sobrou essa daí, num estado que dava pena. Bastaram duas demãos de tinta spray roxa (Montana Hardcore na cor Cereza) e um novo estofado (esse tecido era de um antigo vestido meu) e pronto! A bichinha renasceu pra vida! 


Eu já flertava com essa modinha (vista nas mostras e revistas de décor) de ter um tambor de alumínio em casa. E não é que hoje eu namoro sério com um deles? Nos encontramos quando ele estava sendo recolhido de uma loja de material de construção aqui perto. Usei a cara de pau que me é peculiar, pedi pro entregador e ele me deu. \o/ Desde então faz bonito aqui em casa sendo usado como mesa de canto, enchendo a casa de irreverência. Estamos in love


Estava eu saindo da manicure quando reparo num montinho de lixo mega promissor no prédio vizinho. Encontrei dois canudos de papelão enormes e que pareciam conter tesourinhos. Abri e encontrei dois fundos antigos (em degradê!!!) pra fotografia, um preto e outro azul. Eu quase tive um treco! Corri com eles pra casa antes que o ex-dono pudesse voltar arrependido e levar de volta. Cheguei em casa e não pensei duas vezes: Coloquei por baixo do vidro da mesa do meu home office. Imediatamente ganhei uma mesa mega estilosa e que parecia ter custado uma fortuna. Gamei! 

Obs: Essa ideia pode levar charme pra sua mesa de tampo de vidro também! Papel colorido por baixo transforma completamente o astral da mesa. Já o preto dá a impressão de vidro fumê! #ficaadica


Achei esse pôster encostadinho na porta da lixeira do meu prédio e catei pra mim na hora! Ele estava com a imagem bem velhinha mas a estrutura estava em perfeito estado e tinha um tamanho bacana, que dava pra brincar de transformar. Cobri sua frente toda com Con-Tact preto e coloquei no vão da prateleira do office. Olha como encaixou certinho!!! Do nada, ganhei uma lousa tudo de bom! Ahhh e sem esquecer da luminária, que comprei branquinha e ficou mais feliz quando ganhou uma cor alegre por dentro (Tinta spray Montada na cor Verde Java).


Sabe aqueles quadrinhos pra colocar fotografias que todo mundo tem em casa? (se não tem na sua, na da sua mãe fato que tem!) Então, foi usando dois desses (que andavam encostados por aqui) que fiz esse “quadrinho-declaração de amor” pro quarto do meu pai. Não ficou fofo? Pra fazer igual é só desmontar a moldura, pintar o passe-partout com tinha spray e imprimir as letras (que neste caso eu usei várias) na impressora de casa. Meu pai amou a surpresa! Fica bacana pra presentear os amigos também, que tal?


Ainda na vibe do quarto do meu querido papi, resolvi transformar a mesinha de cabeceira caretinha que ele tinha por lá. Bastou fazer um mosaico com mini triângulos de papel adesivo Con-Tact e encapar as gavetas com o mesmo material pra virar um novo móvel! Fiquei tão apaixonada que quase peguei ela pra mim. Por pouco não rolou um: Perdeu, papai, perdeu! Kkkk

. . . 

Bem, essas são as novidades do momento aqui da casinha. Muito eu já mostrei lá pelo Instagram, você já tá me seguindo no @vividecorviva? Olha lá heim! :-) Fato que tenho muitos outros projetinhos em andamento por aqui, mas que aos poucos, devagar e sempre, vou terminando. E sabe quem vai ver tudo em primeira mão? Você! 

Por que se você não viu, parece que não existiu! ♥ (E se isso não é amor, eu já não sei de mais nada! :-)