segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Arquitetura de interiores: Aqui o papo é POP!


Já imaginou estar perto de grandes nomes da arquitetura de interiores do Brasil num só lugar e ainda aprender com eles?

Está é a proposta do Curso Arquitetura de Interiores promovido pela escola POP - Polo de Pensamento Contemporâneo , um espaço que promove cursos de diversas áreas do conhecimento a fim de promover e difundir ideias.

Neste curso de 8 aulas, os alunos contarão com a oportunidade de se aproximar de talentosos profissionais da arquitetura de interiores a partir da curadoria de Bel Lobo. Nada mal heim?! :-)

Os encontros foram organizados em torno de temas fundamentais para se pensar e projetar os interiores: função, estilo, cor, superfícies, mobiliário, luz, fluxos, sustentabilidade. 




O curso é destinado a todos aqueles interessados pela arquitetura de interiores em geral (NÓS!!!), e pretende apresentar, através de diferentes práticas profissionais, possíveis formas de abordagem para o tema.


Dá só uma olhada no cronograma do curso:

20 de agosto Bel Lobo
Introdução à arquitetura de interiores

Bel Lobo é arquiteta formada pela UFRJ. Sócia da be.bo., coletivo de arquitetos, realiza diversos tipos de projetos, de residências a cenários, mas principalmente projetos para espaços comerciais, como restaurantes e cadeias de lojas em todo o Brasil e também no exterior, entre eles a Livraria da Travessa, a Farm e o restaurante Zuka. Desde 2011, também esteve à frente do programa Decora, no GNT.


27 de agosto Ivan Rezende
Espaço: escala, fluxos, dimensionamento

Ivan Rezende é arquiteto formado pela UFRJ, com extensão universitária pela Universidade de Navarra, na Espanha, e professor de MBA, em Gestão para Escritórios de Arquitetura da FGV Management – Fundação Getúlio Vargas. Coordena o escritório Ivan Rezende Arquitetura, onde desenvolve projetos para o Brasil e exterior nas áreas de arquitetura e desenho de produtos. Recebeu o 1º lugar na 44ª Premiação Anual IAB – RJ - Categoria Arquitetura de Interior para fins residenciais e comerciais Restaurante Tenkai, e o 1º lugar no 18º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - categoria mobiliário para a Linha Bandeirola.

03 de setembro Paula Neder
Superfícies: materiais, cores e acabamentos

Paula Neder é mestre em Arquitetura pela UFRJ e se formou em arquitetura na Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Dirige o escritório Paula Neder Arquitetos Associados e Studio PN. Participa do conselho da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores e Arquitetos, além de dar aulas em diversos cursos como a pós-graduação em Design de Interiores da PUC Rio, o curso de arquitetura da Universidade Estácio de Sá e coordena o MBA de Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores na Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência em projetos residenciais e comerciais realizados tanto no Brasil como no exterior, participa das principais mostras de arquitetura do país, como Casa Cor e Mostra Artefacto.

10 de setembro Ricardo Campos
Projetos comerciais: criatividade e funcionalidade

Ricardo Campos é arquiteto, escultor e designer, formado pela UFF. Tem também formação em joalheria com Márcio Mattar. É responsável pela elaboração de mais de 1.800 projetos comerciais e residenciais personalizados. Hoje à frente da Santa Irreverência tem como clientes redes como: Animale, Dress To, Alessandro & Frederico, Wöllner e Balada Mix.


17 de setembro Ruy Rezende 
Sustentabilidade em arquitetura: um olhar do presente para o futuro

Ruy Rezende é arquiteto e urbanista. Fundou a rra em 1987 e desenvolve projetos em diversas áreas, especialmente, em arquitetura corporativa, crítica e urbanismo. É uma das grandes referências em projetos alinhados à sustentabilidade. Alguns de seus trabalhos premiados: Universidade Petrobras, que foi o 1º LEED Core & Shell na América Latina, e o Parque Madureira.


24 de setembro Lia Siqueira e Maneco Quinderé 
Detalhamento e mobiliário

Lia Siqueira é arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Foi premiada pelo IAB, Instituto dos Arquitetos do Brasil, nos anos 1991, 1993, 1994, 2008 e 2011, no MOVESP e obteve o selo RIOfazDesign. Premiada internacionalmente pelo IF Design e Red Dot Design. Participou de várias edições do Casa Cor Rio e das Feiras Metro Design. Seus móveis estão expostos na Etel Marcenaria, São Paulo, e na Espasso, New York. Seus trabalhos foram publicados em revistas e livros no Brasil e no exterior.

Maneco Quinderé é light designer. Faz trabalhos de iluminação para arquitetura e design, atua em produções comerciais e trabalhos experimentais. Assinou a luz de diversos espetáculos, como: Exercício nº 1; Pérola; Melodrama; As Centenárias; O púcaro Búlgaro; Hamlet; Medeia; Antonio e Cleópatra; A Gaivota; Não Sou Feliz, Mas tenho Marido; Moby Dick; In On It e Hair Spray, entre outros.

1 de outubro Miguel Pinto Guimarães 
Projetos residenciais: modernidade aliada à subjetividade

Miguel Pinto Guimarães é arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRJ. Montou seu primeiro escritório com Thiago Bernardes no final de 1993 até 2001. Dois anos depois, fundou a MPGAA (Miguel Pinto Guimarães Associados). Assina projetos comerciais como: Restaurantes Duo e Uniko, Pizzaria Fiammetta, Restaurantes Oro e Pipo, Restaurante Esch Café, Restaurante Rubayat RJ, etc., além de também assinar diversos projetos residenciais no RJ e SP.

08 de outubro Mônica Lobo
Iluminação de interiores: redimensionando o espaço

Mônica Lobo é arquiteta, formada pela Universidade Santa Úrsula. Fundou a LD Studio em 1997 e, desde então, desenvolve projetos de iluminação em arquitetura. Recebeu prêmios internacionais, em 2000 -Illuminating Engineering Society of North America (IESNA) e em 2006 International Association of Lighting Designers (IALD), instituições de grande prestígio neste universo. Atualmente desenvolve a iluminação para os projetos do Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Amanhã, e o Hotel Grand Hyatt na Barra, entre outros.

. . .

Imperdível não? Minha matrícula já está feita! \o/  \o/  \o/  \o/ 

Que tal fazer a sua? #ficadica

Rua Conde Afonso Celso, 103
Jardim Botânico, CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lixo-Luxo: Um móvel retrô direto da caçamba!


Dessa vez não fui eu quem estava passando pela caçamba certa na hora certa! 

Foi o meu sobrinho, Breno, de apenas 11 aninhos! :-)

Sabendo da paixão de sua querida dinda por resgatar tesouros das profundezas das caçambas sem fim, Breno não teve dúvidas...Me presenteou com duas lindas gavetas velhas que encontrou no caminho da escola pra casa kkk (provavelmente frutos de algum escritório desfeito).

Nem preciso dizer o tamanho do orgulho né? Meu menino sabe das coisas! :-)

Como o presente veio cheio de carinho, a responsabilidade de transformá-lo em algo que o sobrinho pudesse se orgulhar foi ainda maior.

Depois de ficar algumas semanas olhando pras gavetinhas gêmeas, eis que surge a solução: Elas permaneceriam unidas para sempre, em forma de um móvelzinho simpático e com carinha de antiguinho. Acho que acertei na mosca!

Bastou pregá-las uma na outra e adicionar uns pezinhos palito que eu já tinha em casa (sobra de um outro projeto que não saiu do papel), pra elas virarem essa belezinha cheia de personalidade aí! 

Diz se não foi uma mudança e tanto, heim?!


E o melhor de tudo, quase não deu trabalho! Espia só as pequenas etapas da transformação:


Você deve estar se pensando: Achar gavetas no lixo é até fácil se comparado a árdua missão de encontrar pés palito pra vender por aí. No que eu te respondo: Essa missão ERA difícil. 

A nossa blogueira e arteira Ana Medeiros do A Casa que Minha Vó Queria, tem uma lojinha simpática que envia os tais pezinhos ai na porta da sua casa. \o/

Tem de vários tamanhos e com certeza um se adaptará ao movelzinho que você vai criar. Um verdadeiro achado!

De posse dessa informação valiosa, vamos dar mais uma olhadinha nessa gracinha que nasceu pra vida a quase custo zero? 

Além de lindo, o danadinho é versátil pra caramba. Fica bacana em qualquer lugar da casa. Vejam só!

 

E também...
 
  
 

Ah gente, deixa eu ser mãe-coruja, deixa! :-)